Constelação Familiar – Compensação e equilíbrio
Atualizado: 14 de abr. de 2021
Segundo Bert Hellinger, todas as relações humanas são relações em que para existir deve haver troca e equilíbrio.
Quando um membro qualquer da família é excluído ou esquecido ocorre de maneira inconsciente um movimento que visa reequilibrar este sistema, ou seja, na falta de alguém, um membro qualquer desta grupo poderá assumir a posição deste por amor, como uma maneira inconsciente de se restabelecer a ordem.
Não se sabe explicar ao certo porque algumas pessoas são susceptíveis a isso e outras não, mas é fato que isso acontece.
Podem repetir comportamentos, atitudes ou ações, de uma maneira a trazer para a família o entendimento que algo está fora do lugar, quase que desencaixado.
Desta maneira, segundo Bert Hellinger, todos tem direito a pertencer a uma família, independente do que tenham feito ou das escolhas que fizeram previamente.
Quando olhamos para esta pessoa que se tornou o mensageiro deste excluído e para o próprio excluído e lhe damos o seu lugar de origem, o mensageiro e o excluído sentem-se pertencentes e essas vidas se reencontram e podem seguir o seu destino.
E a família também é capaz de sentir o bem que esta inclusão restabelece neste sistema familiar.
Não cabe a família excluir ou julgar os comportamentos, cabe o entendimento, o acolhimento, a orientação e o amor acima de tudo.
Fácil? – Não tenho certeza que seja, mas acredito ser absolutamente possível buscar este equilíbrio para a manutenção das forças que só uma família possui, submetida as ordens do amor.
Comments